Qual é a diferença entre Marketing e Propaganda?

 

Você pode estar se perguntando qual seria a diferença entre Marketing e Propaganda e porque então falar sobre isso, se são sinônimos na cabeça de muitas pessoas?

Na verdade, existem algumas diferenças, e saber disso, com certeza ajudará a sua empresa no caminho para conquistar o coração de cada vez mais clientes.

Pois é, chegamos onde queria, o cliente. Ele é o foco do seu negócio. E o foco atual do Marketing. 

O marketing e a propaganda passaram por diversas transformações para acompanhar as transformações da sociedade, e, consequentemente, de seus clientes.

Vou te apresentar primeiro as definições de cada uma. Para que, de frente uma para a outra, seja possível, que juntos possamos trazer suas diferenças. Faz sentido para você?

O que é o Marketing?

“Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc”, definição de marketing no Oxford Languages and Google.

Philip Kotler, o “pai do marketing” e autor de diversos livros sobre o tema, afirma:

“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”

Muito está relacionado a satisfazer as necessidades dos clientes da melhor forma para estes e lucrativamente para a empresa. 

Afinal, essa deve ser a principal razão de ser de qualquer empresa, independente de qual seja o seu produto ou serviço. 

Ajudar as pessoas! Esse deve ser o seu mantra, empresário.

Por isso, o marketing ajuda a alinhar essas necessidades, sistematizar com ações os processos de venda, criação e divulgação de produtos. 

Focando sempre, em criar e fazer a manutenção contínua da imagem das empresas.

O processo do marketing é amplo e busca atingir todas as frentes relacionadas com o empreendimento. 

Pretende unir todos os colaboradores e stakeholders no ideal de reconhecer o valor da empresa e de seus produtos e compartilhar o seu amor por ela.

O que é propaganda?

A propaganda faz parte das estratégias de marketing. Se trata de fazer produtos ou serviços serem conhecidos pelo público.

Para o Wikipedia, propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.

A propaganda pode ocorrer por meio de vídeo, postagens nas redes sociais, imagens etc.

Conclusão

A propaganda é um vetor da estratégia maior que é o marketing.

Com a estratégia, a empresa consegue vender mais e aumentar seus lucros e ainda ter um relacionamento forte, duradouro e fidelizado com seu cliente e todos os stakeholders (todos os públicos que se relacionam de alguma forma com a organização).

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?