
Como vender pelo WhatsApp sem parecer que é SPAM
O WhatsApp pode ser poderoso para vendas. E existem técnicas para manter um diálogo eficiente e que valoriza a imagem da empresa. Aqui tem 11 dicas práticas para vender mais no WhatsApp.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros. Em 2019, foi o aplicativo mais baixado na Playstore, este ano, está em segundo lugar por conta do despontamento do Tik Tok nesse momento de isolamento social, por conta do novo Coronavírus.
Mesmo assim, o WhatsApp é usado para comunicação, trabalho e agora também para vendas.
O email marketing sempre teve e ainda tem seu espaço em termos de efeitos positivos para a divulgação de empresas e serviços. Porém, o WhatsApp, principalmente, o WhatsApp Business passou a ganhar relevância para vendas por conta de suas funcionalidades especiais.
De acordo com a pesquisa mais recente da Mobile Report (2018), MMA, a necessidade de estar conectado para pessoas do Brasil aumentou de 37% em 2016, para 45% em 2017. E esse número tende a crescer.
Em relação ao tempo de uso em aplicativos, o WhatsApp é o segundo que ocupa mais tempo em nossas vidas, após o Youtube.
Como usar o WhatsApp Business para empresas - 11 dicas práticas
- É possível colocar “tags” nos contatos para ajudar a separá-los. A dica é ir além de marcá-los com “pagamento concluído” ou “pagamento pendente” com os produtos que ele já adquiriu da empresa ou tem interesse. Dessa forma, você pode conseguir criar estatísticas de venda e também saber o que mais pode oferecer em seguida para ganhar mais vendas.
- Crie um perfil completo e detalhado sobre a sua empresa, em especial, com os dados de contato. *Podemos te ajudar com isso, saiba mais, clique aqui.
- Não deixe de colocar um catálogo dos seus produtos. Dá inclusive para dar as características e preços.
- Adicione as pessoas que entram em contato e peça para que elas também adicionem em suas agendas o número da empresa. Pois, mais a frente, poderá sem problemas de ser bloqueado pelo aplicativo, adicionar as pessoas em uma lista de transmissão.
- Crie uma lista dos contatos interessados em receber as novidades da marca. Sempre pergunte se eles querem realmente participar e diga que não irá importuná-los demais.
- Envie mensagens de tempos em tempos com promoções ou informações importantes sobre a loja. Não envie mais de 1 mensagem por semana para os contatos para que eles não se irritem com a marca.
- Esteja sempre atualizando suas informações e status.
- Divulgue todos os dias seu número de WhatsApp para mais pessoas entrarem organicamente na sua lista.
- Coloque no seu site um botão direto para levar seus clientes para o WhatsApp. Saiba mais clique aqui.
- Na página da empresa no Facebook também faça a ligação com o aplicativo, criando o botão do WhatsApp na própria página.
- Aproveite os recursos de multimídia que o aplicativo disponibiliza, como vídeo, áudio e textos escritos e pensados, previamente.