4 Tipos de Site: Diferença de Site, Blog e Loja Virtual

homem de negócios digitando em seu computador

Existem alguns tipos diferentes de site e vamos te explicar a diferença entre eles. Isso vai te ajudar a decidir qual deles é mais perfeito para divulgar o seu negócio ou ideia.

Vamos conhecer os 4 tipos:

1) O que é um Site Completo?

Esse é o site “normal” que vem à cabeça. Ele possui várias páginas, uma é a homepage (principal) e outras como contato, quem somos, serviços etc.

É um site institucional muito usado por empresas em geral, para apresentar o negócio virtualmente. Uma sessão de blog ou notícias costuma ser integrada. Por vezes, existe uma forma de comunicar-se com a empresa, com um chat dentro do site ou um botão de Whatsapp, que cai no número deles.

Exemplo: Site da Ford

Como saber se preciso de um site institucional?

Muito usado por sindicatos, conselhos, órgãos públicos, empresas especializadas, prestadores de serviços, MEIs etc.

Esse site é bom para quem acha que precisa manter contato com os seus clientes de uma outra forma e explicar melhor presencialmente para vender os produtos ou serviços. Considera que o site seria apenas um apelo inicial e pra quem considera que ele seria uma forma de marcar a presença online e mostrar sua localização física e contato.

2) O que é uma Loja Virtual ou E-commerce?

A loja virtual é exatamente o que o nome sugere, uma loja onde as pessoas podem conferir produtos, preços, fazer comparações e por fim, realizar diretamente a compra. Geralmente, as lojas virtuais já possuem integradas várias formas de pagamento, como transferência bancária, boleto, cartões de crédito e débito ligados ao Pagseguro, Mercado Pago etc.

As lojas podem estar ligadas a sistemas de gerenciamento de estoque integrados a loja virtual criada em WordPress, como Bling, Astro Selling, Juno e Vhsys.

No menu, tem área de login, membros, ou seja, um cadastro dos clientes com os dados pertinentes para identificar os pedidos e todos os detalhes da entrega.

A loja virtual criada em WordPress faz a ligação com os serviços dos Correios (bom suporte) e Transportadoras que disponibilizam a integração com a plataforma. Isso possibilita que o cliente já saiba o valor do frete para a sua região. Ps. para o dono da loja é possível configurar fretes diferentes e específicos para regiões do estado dependendo da forma como será feita a entrega.

Dessa forma, o site fica completo e bem robusto. Se uma pessoa possui uma loja física que já funciona com um desses sistemas que citamos, seria bem fácil criar sua loja virtual totalmente integrada à física. Isso quer dizer, que quando vende-se na loja física, o estoque geral diminui daquele produto inclusive na loja virtual, automaticamente.

Fica fácil né? Gerenciar as duas de forma integrada muda a vida do gestor.

O meu negócio precisa de uma loja virtual?

Essa é fácil, está direcionada a todo aquele que quer vender na internet, e manter os clientes no site, podendo realizar todo o processo de compra por ele.

Você gostaria de ter sua própria “Lojas Americanas”, “Amazon” ou “Aliexpress”? Então a loja virtual foi feita pra você!

3) O que é um Site One Page?

É um site mais simples, muito usado como um cartão de visita virtual, convite chic para evento, portfolio, primeiro site de uma empresa, venda de serviços para iniciantes, como os inscritos no MEI e como landing page (página focada na venda de produtos ou serviços, geralmente, a que aparece quando linkada a um link patrocinado divulgado no Facebook, Instagram ou Google).

Esse site é composto por apenas uma página, a inicial. Quando o visitante clica no menu ele apenas desce a página automaticamente, até a sessão onde aquele tema está. 

Mesmo sendo uma página simples, ainda é possível colocar botão do WhatsApp, telefone, email, ou até mesmo para realizar um pagamento de algo no Mercado Pago e outras plataformas desse tipo. 

Naturalmente, essas vendas realizadas por link ou QR Code terão parte do valor da venda indo para o provedor do serviço, no caso apontado, o Mercado Pago. Mesmo assim, a taxa não é tão alta, por isso ainda vale a pena conferir e realizar suas vendas por meio do site.

Exemplo: Máxima Cor Adesivos

Qual negócio é mais indicado para Site One Page?

Esse tipo de site é indicado para novos empreendedores que possuem poucos produtos ou serviços (até cinco, por exemplo). E por estarem no começo, ainda estão se decidindo sobre como será o pagamento. Ou também aqueles que querem vender localmente e realizar o pagamento ao vivo com as pessoas por meio das maquininhas e dinheiro. 

4) Blog

O blog é um site pessoal ou profissional, atualizado frequentemente e que pode ser usado tanto por empresas, quanto por usuários comuns que desejam ter um diário na internet”, afirma a Tecnoblog. Um site voltado para a publicação de textos, artigos, contos, resenhas ou diários virtuais. Por ser atualizado sempre, a sua página inicial costuma ser exatamente os posts mais recentes aparecendo em ordem de mais recente para o mais antigo.

Relacionado: Influencer literária do Instagram conta motivo que a levou a criar seu novo blog

De onde veio o blog?

“A palavra “weblog” (que pode ser traduzida como “registro na rede”) não tem um significado próprio por si só e foi criada em 1997, por John Barger, autor do blog Robot Wisdom, o primeiro site do tipo no mundo. Ela foi abreviada para “blog”, em 1999, pelo escritor Peter Merholz, que quebrou os dois termos para formar a frase “we blog”, ou ‘nós blogamos’”, conforme escrito pela mesma fonte. Com o tempo, os blogs se tornaram mais sofisticados e com ligação direta para compartilhamento nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Exemplo: Literalmente Falando 

Como ganhar dinheiro com blog

É possível colocar propagandas de terceiros espalhadas em um blog, assim quando algum visitante do site clica na propaganda, uma parte do valor vai para o dono do site. Para isso, usam ferramentas como as propagandas do próprio Google, ou o Hotmart para anunciar cursos e produtos virtuais, por exemplo.

Quer criar seu próprio espaço na Internet?

Clique aqui

Tire suas dúvidas pelo nosso WhatsApp: + 55 61 98339.9114!

4 tipos de site, diferença entre site, blog e loja virtual

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?