Como vender pelo WhatsApp sem parecer que é SPAM

O WhatsApp pode ser poderoso para vendas. E existem técnicas para manter um diálogo eficiente e que valoriza a imagem da empresa. Aqui tem 11 dicas práticas para vender mais no WhatsApp.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros. Em 2019, foi o aplicativo mais baixado na Playstore, este ano, está em segundo lugar por conta do despontamento do Tik Tok nesse momento de isolamento social, por conta do novo Coronavírus. 

Mesmo assim, o WhatsApp é usado para comunicação, trabalho e agora também para vendas. 

O email marketing sempre teve e ainda tem seu espaço em termos de efeitos positivos para a divulgação de empresas e serviços. Porém, o WhatsApp, principalmente, o WhatsApp Business passou a ganhar relevância para vendas por conta de suas funcionalidades especiais. 

De acordo com a pesquisa mais recente da Mobile Report (2018), MMA, a necessidade de estar conectado para pessoas do Brasil aumentou de 37% em 2016, para 45% em 2017. E esse número tende a crescer. 

Em relação ao tempo de uso em aplicativos, o WhatsApp é o segundo que ocupa mais tempo em nossas vidas, após o Youtube.

Como usar o WhatsApp Business para empresas - 11 dicas práticas

  1. É possível colocar “tags” nos contatos para ajudar a separá-los. A dica é ir além de marcá-los com “pagamento concluído” ou “pagamento pendente” com os produtos que ele já adquiriu da empresa ou tem interesse. Dessa forma, você pode conseguir criar estatísticas de venda e também saber o que mais pode oferecer em seguida para ganhar mais vendas.
  2. Crie um perfil completo e detalhado sobre a sua empresa, em especial, com os dados de contato. *Podemos te ajudar com isso, saiba mais, clique aqui.
  3. Não deixe de colocar um catálogo dos seus produtos. Dá inclusive para dar as características e preços.
  4. Adicione as pessoas que entram em contato e peça para que elas também adicionem em suas agendas o número da empresa. Pois, mais a frente, poderá sem problemas de ser bloqueado pelo aplicativo, adicionar as pessoas em uma lista de transmissão.
  5. Crie uma lista dos contatos interessados em receber as novidades da marca. Sempre pergunte se eles querem realmente participar e diga que não irá importuná-los demais. 
  6. Envie mensagens de tempos em tempos com promoções ou informações importantes sobre a loja. Não envie mais de 1 mensagem por semana para os contatos para que eles não se irritem com a marca. 
  7. Esteja sempre atualizando suas informações e status.
  8. Divulgue todos os dias seu número de WhatsApp para mais pessoas entrarem organicamente na sua lista.
  9. Coloque no seu site um botão direto para levar seus clientes para o WhatsApp. Saiba mais clique aqui.
  10. Na página da empresa no Facebook também faça a ligação com o aplicativo, criando o botão do WhatsApp na própria página.
  11. Aproveite os recursos de multimídia que o aplicativo disponibiliza, como vídeo, áudio e textos escritos e pensados, previamente.

Comentários

Main Menu

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?